Academia de Ativismo

A Academia de Ativismo é uma iniciativa que pretende juntar jovens, com o principal objetivo consciencializar e formar para um ativismo e participação ativa nas suas comunidades e defesa de causas.
Área geográfica de implementação:
Nacional
Participação | Empoderamento | Consciencialização
Descrição
A Academia de Ativismo criou espaços dinâmicos de participação, sensibilização e debate para os jovens. Não foi adotado um modelo fixo; em cada edição, a Academia ajusta-se às necessidades e interesses da juventude, adotando abordagens de Educação não Formal e atividades participativas. Trabalharam-se temas emergentes para os jovens, com o propósito de promover a reflexão e o pensamento sobre propostas de mudança. O objetivo foi inspirar os participantes a serem mais ativos nos processos de transformação das comunidades onde se inserem.

Implementação
A Academia adotou um modelo flexível, tendo assistido a uma evolução ao longo das várias edições, permitindo o ajuste à realidade atual dos jovens e às questões mais emergentes da sociedade. Este modelo também possibilitou o acompanhamento das as ambições políticas da União Europeia e as temáticas propostas para o trabalho com a juventude.
Na edição da Academia de Ativismo, realizada em 2022, os temas debatidos foram IGUALDADE, CIDADANIA, COESÃO SOCIAL e COMBATE À POBREZA. Durante três dias, foram dinamizadas diversas atividades que favoreceram o debate e a reflexão sobre estas temáticas. Houve ainda espaço para a partilha de experiências com jovens ativistas das edições anteriores da Academia. Um ponto forte a destacar foi a adoção do modelo de diálogo estruturado, que permitiu aos jovens ativistas partilhar as suas recomendações sobre os temas em destaque, sistematizando-as durante a fase de debate e reflexão com decisores políticos convidados.
Resultados
A avaliação geral da Academia tem sido consistentemente positiva, evidenciando o impacto significativo nas vidas dos participantes. Vários projetos de ativismo foram desenvolvidos por jovens que participaram no projeto.
É fundamental destacar as expressões dos jovens em relação à Academia de Ativismo, com ênfase nas seguintes reflexões:
Qual sentes que foi a maior aprendizagem que a Academia de Ativismo te trouxe?
Partilha de ideias e visões entre os jovens. E perceber que a paciência e a condescendência para com a extrema-direita (ou qualquer outro extremo) e a diversidade de opinião tem de ser vista de maneira a impor limites quando estas extravasam o bom o senso e põe em causa as restantes pessoas ou grupos. Perceber que certas mentalidades doutrinadas não mudam a sua ideologia apenas pelo diálogo e que o barulho destas nos incomoda.”
Em primeiro lugar, desconstruiu aquilo que considerava ser o “ativismo”, como uma ideia muito mais abstrata, percebendo quais as ações que, mesmo no quotidiano, podem ser consideradas como uma prática de ativismo; Em segundo lugar, tive a oportunidade de conhecer qual é o espírito pertencente à comunidade ativista, compreendendo também os seus principais valores que incluem e englobam todos os que pretendem participar; Por último, permitiu-me adquirir outra consciência das ações às quais recorro no dia a dia, entendendo também algumas dinâmicas mais universais. Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora que gostaria muito de repetir!"
Talvez aumentar ainda mais a minha consciência para os problemas climáticos.”
Ser a mudança que quero ver no mundo.”
Testemunhos
Para mim ser ativista é… “Ser gerador e impulsionador de mudanças positivas no meu meio de trabalho, meio social e na sociedade como um todo.”
Para mim ser ativista é… “Uma pessoa consciente das diversas situações existentes e ter intervenção cívica.”
Para mim ser ativista é… “Acima de tudo, saber escutar e observar a realidade circundante para, assim, agir mediante as necessidades que são ignoradas pela sociedade. Ser ativista é agir para e, de certo modo, contra a sociedade, para que esta possa ser mais “humana” e empática.”

