Be a Citizen! Belong!
.png)
Pretendemos combater a proliferação de discursos de ódio, radicalização dos jovens e desvalorização dos valores comuns e Direitos Humanos educando jovens e técnicos de juventude para a cidadania e o humanismo.
Área geográfica de implementação:
Internacional
Identidade Europeia | Radicalização | Cidadania
Descrição
Ao longo de 12 meses, a colaboração entre a Comunidades que Florescem (Portugal), a You in Europe (Grécia) e a Inspiration (Bulgária), juntamente com os seus jovens e stakeholders, resultou numa jornada de desenvolvimento de competências e aprendizagens sobre a história europeia e os padrões que precedem ditaduras, democracia, valores comuns e diversidade. Através da metodologia da Educação não Formal (ENF) e de dois intercâmbios europeus, foram criados espaços seguros, inclusivos e dinâmicos para reflexão, com o objetivo de promover os Direitos Humanos e incentivar a participação ativa. Os principais resultados deste projeto incluem a formação de técnicos de juventude e jovens, a elaboração de um Booklet e de um Manual de Boas Práticas, assim como exposições e trabalhos criativos desenvolvidos pelos jovens participantes.

Implementação
Durante a implementação do projeto, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
-
Visita Preparatória em Alqueva, Portel, de 2 a 3 de junho de 2023: Primeira mobilidade transnacional para reunir as entidades parceiras e preparar o intercâmbio de jovens. Estavam previstos 12 participantes (duas pessoas por entidade: um líder de grupo com mais de 18 anos e um jovem entre 18 e 30 anos com poucas oportunidades).
-
Intercâmbio de Jovens em Alqueva, Portel, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2023: Com o objetivo de capacitar os jovens e desenvolver as suas competências, participaram 37 pessoas. Durante o intercâmbio, os jovens, organizados em grupos com participantes de diferentes nacionalidades, refletiram sobre os desafios enfrentados em áreas rurais e propuseram soluções para incentivar uma maior participação social. Essas propostas foram apresentadas aos líderes das organizações, que simularam o papel de decisores políticos, reconhecendo o valor das sugestões para ativar a participação juvenil nas zonas rurais. Algumas das soluções foram experimentadas localmente, embora de forma informal.
-
Divulgação e Valorização dos Resultados: A divulgação dos resultados e das atividades foi feita ao longo do projeto, utilizando redes sociais, emails, websites das entidades parceiras, e um grupo de WhatsApp criado especificamente para o projeto. Esta comunicação incluiu a partilha dos documentos produzidos e testemunhos dos jovens participantes, garantindo ampla visibilidade ao projeto e aos seus impactos.
Resultados
Foi possível aferir os seguintes resultados:
-
Uma aprendizagem significativa, tanto por parte dos técnicos de juventude como dos jovens envolvidos, através do questionário SALTO Post & Pre-Evaluation Form;
-
Elevados níveis de satisfação em relação às atividades desenvolvidas, evidenciados através dos questionários de avaliação aplicados a todos os participantes, parceiros e stakeholders;
-
Forte adesão e elevado interesse pelos trabalhos criativos realizados em cada país, que estão a ser apresentados nas comunidades locais, conforme estipulado no plano de disseminação.
Testemunhos
The whole project was an extremely unforgettable experience that filled me with inspiration and a lot of positive energy."
Making new friends, especially from countries I knew nothing about and learning more about European history. Learning about the propaganda techniques also made me look at things in a much more accurate way.”
Use my critical thinking to help or at least try to change the world.”

