Empoderar as Vozes Jovens

Um projeto que pretende empoderar jovens para a participação através de ações de capacitação, visitas a órgãos de poder político e da sociedade civil organizada e do desenvolvimento de projetos por e para jovens.
Área geográfica de implementação:
Regional
Participação | Capacitação | Empoderamento
Descrição
O projeto “Empoderar as Vozes Jovens” é desenvolvido com e para os jovens, tendo como objetivo garantir que as suas preocupações sejam consideradas nas áreas de intervenção municipais. Simultaneamente, promove o envolvimento ativo dos jovens na definição das políticas e decisões que os afetam, contribuindo para o seu sentimento de pertença. Paralelamente, está a ser implementado um conjunto de atividades que abrange, entre outras dimensões, um programa de desenvolvimento de competências para a participação, através da Educação não Formal, e a interação com decisores políticos. O Município de Valongo e a Divisão de Juventude acreditam que, ao ouvir, apoiar e reconhecer a próxima geração, estão a investir no nosso futuro coletivo. Este projeto é financiado pelo programa Erasmus +, através da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Implementação
O projeto “Empoderar as Vozes Jovens” destina-se a jovens entre os 12 e os 29 anos. Está concebido para permitir que os jovens desenvolvam competências para a participação cívica e política, ampliem as suas redes de contactos e desmistifiquem conceções erradas sobre o que envolve essa participação. O projeto abrange diversas dimensões, destacando-se:
1. Competências 360º: Programa de capacitação e empoderamento que utiliza a Educação não Formal como ferramenta. Composto por cinco encontros, aborda temas como participação, liderança, media, órgãos de poder político e sociedade civil organizada. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais à participação ativa.
2. Entrar em Ação: Componente que envolve o desenvolvimento e implementação de projetos de intervenção concebidos por e para jovens na área da juventude. Os participantes têm a oportunidade de planear, desenvolver, implementar e avaliar atividades direcionadas a outros jovens, baseando-se nos seus interesses e necessidades, responsabilizando-se pelo processo. O intuito é que experienciem o processo de intervenção e mudança local.
3. Conexão Cidadã: Programa que inclui visitas a órgãos de poder político, como a Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Assembleia da República, bem como a instituições da sociedade civil organizada, como o Conselho Nacional de Juventude e a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto. Visa fomentar a interação direta entre jovens e decisores políticos, ajudando-os a compreender o funcionamento das instituições, desmistificando ideias pré-concebidas e incentivando o seu interesse por este tipo de participação.
4. Faz-te Ouvir! Iniciativa que envolve a definição de políticas locais na área da Juventude. Paralelamente, está a ser implementado o maior processo consultivo dirigido a jovens de Valongo, com o objetivo de envolver indivíduos entre os 12 e os 29 anos na definição de políticas municipais para a juventude. As dimensões do projeto baseiam-se na crença de que, quando os jovens estão devidamente formados, informados, empoderados e encorajados, podem ser agentes de mudança, promotores da democracia, do estado de direito, da igualdade e da justiça social, contribuindo para sociedades mais inclusivas e sustentáveis.
Resultados
Resultados quantitativos (até ao momento):
-
22 jovens envolvidos nas iniciativas Competências 360º, Entrar em Ação e Conexão Cidadã.
-
200 jovens envolvidos em grupos focais do processo consultivo Faz-te Ouvir!
-
76 respostas recebidas no questionário online dirigido a profissionais que trabalham com jovens, incluindo líderes juvenis, técnicos de juventude e docentes.
-
141 participantes no seminário inaugural do projeto “ParticipAÇÃO JOVEM”.
Resultados Qualitativos (também até ao momento):
-
Os jovens participantes iniciaram o planeamento de projetos direcionados a e para jovens, com foco nos 50 anos do 25 de abril e nos 50 anos da democracia local, prevendo-se a implementação de 4 projetos até ao verão de 2024.
-
Início do trabalho colaborativo com interlocutores-chave da comunidade e estabelecimento de parcerias relevantes com intervenientes locais, regionais e nacionais, incluindo decisores do governo local, organizações juvenis e líderes comunitários.
-
Sinergia entre os projetos Erasmus + KA154 no território: a implementação de dois projetos KA154 possibilita a combinação de atividades, aumentando a rede de contactos dos jovens e potencializando o impacto das suas ações.
Perspetivas Futuras:
-
Aumentar o número de jovens e entidades parceiras envolvidos em todas as fases do processo consultivo, que culminará na elaboração do Plano Municipal de Juventude.
-
Criar o Plano Municipal de Juventude como resultado do trabalho desenvolvido.
-
Influenciar as decisões relacionadas com a futura Casa da Democracia Local, especialmente no que diz respeito a espaços dirigidos aos jovens.
-
Em suma, este projeto visa ser um elemento estruturante no trabalho realizado com, por e para os jovens em Valongo, promovendo um impacto duradouro na capacitação para a participação ativa. Espera-se que os efeitos do projeto se prolonguem após a sua conclusão, multiplicando-se pela comunidade e contribuindo para mudanças significativas nas atitudes em relação à participação e ao envolvimento cívico.
Testemunhos
João Leite: “Para mim, o Empoderar tem sido muito divertido e extremamente enriquecedor! A minha expectativa era diferente. Pensei que o modelo fosse menos interativo, divertido e informal. Sem dúvidas, que o projeto superou as minhas expectativas.”
Gabriel Santos: “Até agora, o “Empoderar as Vozes Jovens” tem sido uma experiência incrível, uma vez que sinto que estou a aprender coisas novas a cada dia, que a minha opinião está a ser ouvida e que estou finalmente a ter um papel ativo na minha comunidade.”

Diogo Henrique: “O “Empoderar as Vozes Jovens” é importante porque no futuro pode-me ajudar a trabalhar mais em equipa e a ter mais conhecimentos.”
Sofia Rodrigues: “Mesmo antes do projeto começar, sempre tive altas expetativas e foram todas concretizadas. Para além de ter a possibilidade de conhecer pessoas novas, sinto que estou a desenvolver o meu trabalho em equipa, o que vai ser muito importante para o meu futuro. O “Empoderar as Vozes Jovens” é enriquecedor para qualquer um dos participantes.”
Rita Coelho: “Como posso descrever o projeto do empoderar?? Como descrevemos um projeto que permite a diversas vozes exprimirem a sua voz e darem voz a outros. Efetivamente, isto é, aquilo que fazemos no empoderar, visto que falamos de temas da atualidade e características chaves para o nosso desenvolvimento profissional, interpessoal e pessoal.”
